Quando se fala sobre consultórios odontológicos, é comum se lembrar de vários detalhes importantes, como atendimento, equipamentos, localização, preços cobrados e afins, mas um detalhe nem sempre entra em pauta: a decoração.

Este é um ponto que vai além da estética e pode trazer uma série de benefícios, inclusive o aumento da satisfação dos pacientes e o desejo de que eles retornem assim que tiverem alguma necessidade odontológica.

Entenda por que isso é importante e o que fazer para deixar seu consultório mais atraente para os pacientes.

Por que investir na decoração do consultório odontológico?

Porque o ser humano é naturalmente guiado pelo visual, o que tem sérias influências a respeito de sua percepção sobre algum lugar, inclusive quando se trata de um estabelecimento comercial, como consultórios odontológicos.

O ambiente deve ter uma identidade visual bem definida, de modo que os pacientes percebam que houve um cuidado especial neste sentido e, assim, aumentem ainda mais sua satisfação, ainda que isso possa ocorrer de maneira inconsciente.

Também, é importante pensar que alguns pacientes chegam com um pouco de medo e receio, já que as visitas ao dentista podem aflorar esse sentimento, principalmente para quem já teve experiências indesejadas em outras ocasiões e estabelecimentos.

Logo, a decoração é uma forma de trazer alegria e tranquilidade ao local, até mesmo fazendo com que eles se sintam melhores no momento do atendimento. Além disso, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, ou seja, assim que os pacientes chegam, o primeiro detalhe a chamar atenção não será o atendimento, mas, sim, o visual do local que encontra.

Como decorar um consultório odontológico?

Algumas dicas podem ajudar a melhorar a aparência do local, como as seguintes:

  • A escolha das cores das tintas pode refletir os gostos do responsável pelo local, sem abrir mão das preferências comuns dos pacientes, mas é indispensável que as paredes estejam bem pintadas e limpas. Caso contrário, pode-se passar uma imagem de falta de higiene.
  • Invista em vasos de plantas e flores, que trazem uma tranquilidade especial ao local, umidificam o ambiente, acalmam os olhos e até ajudam a aliviar o estresse, além de atuarem como belos elementos decorativos.
  • Os móveis não precisam, necessariamente, ser novos, já que podem ser mobílias tradicionais reformadas, por exemplo, mas sempre devem estar em ótimo estado de conservação.
  • O piso é um ponto que também interfere diretamente. Opte pelo branco ou por cores claras. O porcelanato é um material bastante indicado por seu brilho e sensação de limpeza, além de combinar com, praticamente, todas as outras cores da decoração.

A gestão de um consultório ou clínica odontológicos envolve uma série de questões, é verdade, mas não se pode esquecer da decoração, que não demanda grandes investimentos e pode fazer uma diferença significativa na experiência obtida pelos clientes.

Para ter um contra ângulo, motor de implante, compressor, laser ou outros equipamentos de alta qualidade em seu consultório, bem como cadeiras odontológicas que combinam com a decoração, conte com a i9 Equipamentos, que oferece as melhores soluções a clínicas e consultórios novos ou já existentes, de modo que sejam capazes de oferecer um atendimento de excelência a todos os seus pacientes.