Há muitas métricas no meio corporativo e empresarial que precisam ser mensuradas para analisar e entender como anda o sucesso do negócio e, se for o caso, buscar saber quais medidas podem ser colocadas em prática para tal.

Uma delas é o retorno sobre o investimento, fundamental não apenas para ser documentado e analisado mensalmente como para entender se aquele negócio realmente vem sendo rentável ou não.

Continue lendo para saber melhor o que é isso e como calcular o da sua clínica de odontologia!

O que é o retorno sobre o investimento?

Popularmente conhecido como ROI (Return On Investment, na sigla em inglês), representa o retorno que dada empresa ou negócio apresenta mediante o investimento que foi feito.

Sua aplicação é bem ampla. Suponha que um supermercado investiu um determinado valor na confecção de jornais com preços e os distribuiu pela redondeza. De acordo com o valor investido, pode ser calculado o ROI da iniciativa citada.

No meio digital, isso também se aplica. Quando uma empresa faz uma campanha de links patrocinados, seja no Google, Facebook, Instagram ou em outras mídias, o valor que foi investido e o retorno devem ser calculados para entender qual foi a eficiência daquela medida.

Uma empresa que não gerencia seu ROI fica um pouco perdida, já que não entende as estratégias que mais trazem resultados ou mesmo conhece essa métrica, o que a médio e longo prazo pode proporcionar sérias consequências, até mesmo à continuidade de suas operações no mercado.

Como calcular o ROI de sua clínica de odontologia?

O assunto pode parecer difícil, mas é bem simples. Basta fazer um cálculo para determinar qual foi o retorno de determinada iniciativa.

O cálculo é o seguinte:

ROI = (ganhos captados – investimento inicial) / investimento inicial

Para facilitar a compreensão, recomenda-se que o resultado seja multiplicado por 100, de modo a obter o percentual de sua eficácia.

Vamos supor que sua clínica fez um anúncio nas redes sociais. Foi investido R$ 1.800, que trouxe um retorno de R$ 2.700. Então, o cálculo seria o seguinte:

ROI = (2.700 – 1.800) / 1.800

ROI = 900 / 1.800

ROI = 0,5 x 100 = 50%

Logo, o retorno sobre o investimento, neste caso, foi de 50%, ou seja, um número positivo.

O cálculo do ROI também mostra quando o retorno foi menor que o investimento. Confira o seguinte exemplo, em que inverteremos o valor investido e o recebido:

ROI = (1.800 – 2.700) / 2.700

ROI = -900 / 2700

ROI = -0,333 x 100 = -33,3%

Logo, seja para números positivos (sempre os desejados) quanto para negativos, o ROI te ajuda a entender quão eficaz foi determinada iniciativa. O cálculo pode ser feito para tudo que envolve investimentos e retorno.

É sabido que um dos principais detalhes para o sucesso de uma clínica odontológica consiste nos equipamentos e acessórios utilizados, o que está diretamente ligado à experiência obtida pelos pacientes.

A i9 Equipamentos é especializada na área e tem como objetivo oferecer o que há de melhor em clínicas e consultórios odontológicos, de laser DMC à cadeira odontológica, equipamentos dos melhores fabricantes e com condições facilitadas para sua empresa. Além disso, a i9 Equipamentos também disponibiliza conteúdos voltados à gestão de estabelecimentos da área, de modo que ela seja ainda mais eficaz!