Existem situações rotineiras em que é preciso lidar com clientes sem muita paciência. Acompanhe dicas para resolver conflitos no dia-a-dia de um consultório odontológico e veja onde encontrar aparelhos, como contra ângulo, pela internet. 

Criar uma relação de confiança com o paciente é um exercício contínuo que deve ser muito incentivado dentro da clínica odontológica. Entretanto, muito além de saber como lidar com clientes impacientes, é preciso estabelecer certos limites, principalmente quando o envolvido não tem razão na reclamação. 

Como lidar com impaciência quando o cliente tem razão

O maior conselho para lidar com clientes quando há algum desentendimento (como atrasos nas consultas, por exemplo) é dialogar de forma profissional e educada. 

O paciente é um ser humano e, como qualquer outro, tem dúvidas, receios, insatisfações e momentos de impaciência. 

Todo dentista ou prestador de serviço da área da saúde está sujeito a ter que lidar com diferentes temperamentos. Para resolver situações tão delicadas, é preciso muito profissionalismo, maturidade e uma boa retórica para evitar conflitos ao máximo. 

Aceite os erros e aprenda com eles

Mediante algum erro da clínica, admita a situação para o paciente e procure a melhor forma de lidar com o imprevisto e compensar o cliente pelo transtorno. 

Ouça o que o paciente tem a dizer, se coloque no lugar dele e mostre que deseja contornar a situação da melhor forma possível. 

Quando a situação envolver valores ou alterações não previstas no tratamento, o melhor caminho é recorrer aos contratos. 

Por isso mesmo é tão importante que todo o serviço seja documentado, escrito com clareza e constando as assinaturas de ambas as partes. 

Aproveite para registrar princípios, valores, deveres e direitos das partes envolvidas. Quanto mais claro for o contrato, menor a chance de alguém sair se sentindo lesado. 

Como lidar com reclamações quando o cliente não tem razão

A máxima que diz “o cliente tem sempre razão” está ficando para trás, já que os profissionais, muitas vezes, precisam lidar com o outro lado da moeda, enfrentando situações em que a legitimidade das reclamações do paciente pode ser questionada. 

Seja franco, mas sempre educado

Muitas pessoas possuem traumas, receios e até mesmo medo de ir ao dentista. Esse medo todo, algumas vezes, gera uma desconfiança muito grande por parte do paciente, e disso surgem muitos dos desentendimentos. 

Uma das principais dicas para o bom atendimento, mesmo quando o paciente não tem razão, é prezar pelo conforto total do cliente, desde o pré-atendimento (na hora de marcar a consulta), passando pelo primeiro contato, até o pós-atendimento, com as orientações do dentista. 

Manter o tom de voz calmo, suave, usar de um vocabulário mais informal (simples) são pequenas atitudes que permitirão ao dentista contornar situações desconfortáveis e deixar o paciente mais à vontade, tanto para resolver problemas, quanto para ter uma consulta mais tranquila e sem receios. 

Ofereça o melhor atendimento

A i9 Equipamentos, além de oferecer os mais diversos conteúdos sobre a rotina de clínica odontológica, também conta com todos os equipamentos necessários, como contra ângulo, para montar o consultório com segurança e qualidade, garantindo ao paciente o melhor atendimento, mesmo em momentos mais delicados. Navegue pelo site para conferir o amplo catálogo de equipamentos odontológicos da i9.27

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