Saiba como manter a contabilidade de clínica odontológica operante e eficaz com 5 dicas práticas. Veja também onde encontrar produtos Biotron pela internet. 

Quem tem uma clínica odontológica, seja apenas um consultório ou um prédio inteiro, precisa manter a contabilidade em dia. Somente com o controle financeiro é possível garantir a consolidação do negócio. Confira 5 dicas práticas para lidar com a questão.

5 dicas para contabilidade de clínica odontológica


Não envolva finanças pessoais com as empresariais

Ainda que você não possua sócios e seja o único proprietário da sua clínica, é crucial manter as finanças pessoais e as empresariais completamente separadas. Essa é uma das mais importantes dicas de contabilidade para dentistas. 

Pode parecer tentador (e mais fácil) deixar todos os recursos juntos, porém, a longo prazo, as coisas podem se complicar bastante. 

Por isso, é altamente recomendável possuir uma conta jurídica para assuntos do consultório. Felizmente, essa é uma questão bastante simples de ser resolvida.

Isso, além de trazer clareza para a real situação empresarial da clínica, também é uma estratégia para otimizar a gestão financeira. 

Defina o tipo de negócio que você tem

É preciso definir o tipo de negócio do qual você faz parte. Seja para ser autônomo ou ter uma sociedade, é preciso definir categorias para saber como regularizar a situação da clínica ou consultório frente ao fisco. 

Uma clínica de dentistas deve pagar tributos como Cofins, PIS, CSLL sobre o faturamento mensal e o IRPJ. 

Por outro lado, o profissional autônomo, que possui apenas um consultório, precisará fazer o registro na prefeitura da cidade e pagar taxas como FGTS, INSS e impostos diversos. 

Estude (e se acostume) a contabilidade

A contabilidade de clínicas odontológicas é importante para lidar com várias questões dentro do consultório. É possível, por exemplo, organizar contas e faturas para analisar a fundo o andamento do negócio. 

Registre todas as entradas e saídas

Para que seja possível analisar as contas da clínica, além de traçar uma comparação entre os meses e identificar se há algum problema de gestão, é necessário ter total controle sobre todas as movimentações, por menores que sejam. 

Ou seja, cada despesa, compra ou recebimento, deve ser devidamente registrada no fluxo de caixa. 

É muito importante ter acesso aos dados de meses anteriores para observar qual foi o período com menos entrada de dinheiro e identificar se há uma sazonalidade na frequência de clientes. Dessa forma, você já se prepara e cria uma reserva. 

Contratar serviços de contabilidade para evitar problemas

No caso de clínicas odontológicas, principalmente as maiores, é possível aumentar a eficiência dos processos contábeis e não ter que lidar com nenhum problema desse nicho. Mesmo os pequenos consultórios podem tirar melhor proveito da contabilidade. 

Para tal, é aconselhável contratar serviços de contabilidade, que podem ser prestados de forma online ou por meio de um contador especializado, ambos aptos a encontrar soluções às necessidades do negócio. 

Esse é um passo que pode ser muito importante para a estabilidade financeira do empreendimento. 

Dica extra: encontre os melhores produtos

Além de todas as dicas acima, na hora de montar uma clínica odontológica ou atualizar os equipamentos, é importante investir nas melhores marcas, como a Biotron, e ter total garantia de segurança em sua compra. 

A i9 Equipamentos, além de contar com todos os equipamentos e aparelhagem necessários para o exercício das funções na área de odontologia, também provê todas as informações que os profissionais do segmento precisam saber sobre a rotina de um consultório. Navegue pelo site para conferir o catálogo de produtos e as matérias da i9.

Veja mais: Fotopolimerizador VALO | Ultrassom Odontológico | Kit Acadêmico Odontológico KAVO