Com a correria do dia a dia, acaba sendo mais difícil criar uma relação de proximidade com os pacientes. Mas isso é algo que pode gerar resultados positivos a longo prazo e que leva tempo para ser construído. A relação construída com o paciente a longo prazo irá fidelizá-lo, assim, a imagem da clínica estará sendo transmitida de forma correta, sendo lucrativo para o consultório. 

É importante criar uma base de confiança com os pacientes, para que o relacionamento seja bem-sucedido. Quando se trata de saúde, a confiança se torna fator de destaque. O conhecimento técnico é muito necessário, mas o profissional precisa mostrar mais do que isso, como simpatia, paciência e respeito. Cada paciente funciona de uma forma e, quando o profissional já o conhece, passa a identificar qual é a melhor abordagem, desempenhando melhor seu trabalho.

Melhore o relacionamento com os pacientes:

 

Comunicação 

Não ter uma boa comunicação com o paciente pode prejudicar a qualidade do atendimento do dentista. Por isso, é importante sempre usar uma linguagem mais acessível e evitar utilizar termos técnicos para que a compreensão por parte do paciente seja mais fácil. Caso seja necessário utilizar algum termo técnico, não se esqueça de explicar o que significa o procedimento e por que será feito.

Transparência 

Sempre procure ser o mais transparente possível com o paciente sobre o tratamento, explicando tudo de maneira clara, falando de forma segura e com convicção, a fim de que não haja dúvidas com relação ao serviço prestado. 

Durante o tratamento

Estabeleça metas durante o tratamento, para que o paciente sinta seu progresso e entenda como funciona o processo a longo prazo. E, se possível, mostre imagens sobre o que está sendo feito e como será o possível resultado. 

Pós-operatório 

Se a situação for um pós-operatório, exponha com clareza os procedimentos e cuidados que o paciente deverá ter, assim como a importância de praticá-los, explicando juntamente as consequências, caso haja negligência das orientações. Seja bastante incisivo com essas informações, para que o paciente entenda, siga e realize as orientações de forma correta.

Expectativas 

Não se esqueça de perguntar o que o paciente deseja, para que você possa oferecer a melhor solução. Depois de saber as expectativas dele, procure desenvolver seu atendimento da melhor forma. A conversa precisa ser feita nos primeiros minutos de consulta, sendo também uma ótima forma de descontrair e criar um laço afetivo com o novo paciente  

Pós-consulta 

Depois da consulta realizada, é importante saber o feedback do paciente. Peça que a secretária envie uma avaliação, ou algo do tipo, para os pacientes que realizaram consultas naquele dia. Essa é uma boa forma de aprimorar o atendimento e saber exatamente em qual aspecto melhorar.

Relação de confiança 

Para que essas dicas funcionem, é necessário, antes de tudo, ter criado uma relação de confiança com o paciente. Assim que ele entrar em seu consultório, ele precisa sentir que pode confiar nos profissionais ali presentes e no trabalho prestado. E isso pode acontecer baseado em aspectos como atendimento, competência profissional, equipamentos de qualidade e qualidade de serviço. Esses são pilares essenciais para a credibilidade do seu negócio.

Equipe seu consultório 

A confiança do paciente para com o profissional é a base para um relacionamento duradouro. Ter um relacionamento assim com os pacientes pode ser muito lucrativo para sua clínica. 

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