Quando um paciente vai até um consultório, a primeira coisa que ele tem acesso é à recepção, sendo o setor responsável pela impressão inicial que ele terá com relação ao trabalho oferecido pela clínica. Por esse motivo, a recepção precisa estar sempre bem organizada para receber os pacientes. 

As atividades realizadas nesse setor, como ligações, processo de agendamento de consultas, sala de espera e o preenchimento de informações precisam ser feitos de maneira que o paciente se sinta confortável. Para que a primeira impressão possa ser a melhor possível, gerando outros resultados positivos, futuramente.  

A importância da recepção para clínicas e consultórios 

Os pacientes costumam buscar sinais que passem confiança quando vão pela primeira vez em um consultório. Quando eles são recebidos com um atendimento de qualidade, passam a ter uma boa impressão sobre a clínica, o que faz com que eles se tornem clientes fiéis e conquiste novos clientes devido a sua boa experiencia. 

Quando o paciente confia no trabalho do consultório, dificilmente ele procurará outro, principalmente por ser serviços que demandam tempo para formar experiências. Com isso, a clínica começa a se destacar em meio aos seus concorrentes, por prestar um serviço de qualidade e que passa confiança.

Um bom atendimento 

São necessários vários aspectos que incluem ética médica e condições de trabalho, para que um consultório tenha uma recepção de qualidade. Aspectos como profissionais capacitados, equipamentos utilizados, tecnologia para os serviços, gestão adotada pela clínica, e a maneira a qual o paciente é tratado durante os momentos de espera e atendimento. 

Mesmo que a tecnologia tenha tirado um pouco das características de impessoalidade, ela também auxilia os profissionais da área a aprimorar as relações interpessoais e deve ser usada para humanizar de certa forma a assistência dos consultórios. A humanização já precisa ser algo da própria ética médica, como algo que visa colocar os pacientes e suas necessidades em primeiro lugar. Essa questão pode ser realizada com a ajuda de um sistema de gestão.

Erros que devem ser evitados 

Mesmo sabendo sobre a importância da recepção, e como esse setor pode impressionar os pacientes que estão chegando e, também, os que já fazem parte do quadro da clínica, alguns erros acabam sendo cometidos. Esses erros podem atrapalhar o bom andamento do consultório, resultando em menos pacientes. É necessário se atentar para alguns detalhes importantes. 

Falta de comunicação (dentistas/médicos e recepção)

A comunicação entre esses dois setores precisa estar em harmonia e organizada, para que o cronograma de atendimento funcione corretamente e não gere nenhum tipo de estresse para os pacientes. 

Decoração exagerada

Ambientes voltados para cuidados com a saúde já remetem para algo mais claro e suave. Então, a decoração precisa estar de acordo, nada muito exagerado e sem cores vibrantes. 

Demora para realizar o atendimento

A organização é a chave para que os atendimentos aconteçam quase que de forma imediata. A demora pode acabar mandando o paciente embora. 

Muito barulho

Opte por ter músicas instrumentais e em som ambiente e evite ruídos desnecessários. Isso pode ocasionar desconforto a quem espera. 

Recepcionista

A pessoa que realiza o atendimento precisa demonstrar interesse em ajudar o paciente e se mostrar à disposição. 

Equipe sua clínica odontológica com equipamentos de qualidade 

É importante estar atento a todos os setores da clínica, desde a recepção que precisa oferecer um bom atendimento até dentro do consultório, onde são realizadas as consultas, atentando-se para a qualidade dos equipamentos utilizados. 

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