A higienização de instrumentos cirúrgicos é primordial, principalmente antes de serem reutilizados novamente. O processo de limpeza acontece por meio da descontaminação e lavagem. 

O objetivo de fazer essa limpeza é justamente para a remoção da sujidade a fim de uma redução microbiana, além disso ajuda na eliminação dos organismos causadores das diversas doenças que podem ser prejudiciais à saúde dos pacientes.

Dessa forma, é possível evitar a contaminação desses itens, além de manter a sua conservação. O procedimento de lavagem instrumental pode ser realizado manualmente. Lembrando que, após serem lavados, devem ser todos esterilizados corretamente antes da próxima utilização.

Saiba como fazer a limpeza padrão:

Como mencionado anteriormente sobre a importância de manter todos os instrumentais cirúrgicos higienizados e esterilizados, é importante ressaltar que essa informação é válida para todas as clínicas, hospitais e consultórios. E para ajudar, seguem algumas dicas de como realizar a lavagem e a esterilização desses instrumentos.

Desinfecção

Todos os instrumentos devem ser cuidadosamente lavados para a sua descontaminação. Lembrando que a desinfecção precisa ser feita através de produto adequado, seguindo todas as instruções do fabricante quanto ao tempo de imersão desses materiais, verificando também o prazo de validade.

Lavagem 

A lavagem pode ser feita manualmente, fazendo uso de água e detergente enzimático em um recipiente e inserir todos os instrumentos cirúrgicos dentro dessa mistura aproximadamente por cinco minutos conforme orientações do fabricante responsável. Esse procedimento ajudará a eliminar a sujidade, não permitindo a criação do biofilme dos materiais. 

Enxágue 

Após a higienização realizada da forma correta, é essencial fazer o enxágue de modo seguro em água potável e, principalmente, corrente. 

Secagem dos instrumentos

A secagem é importante, pois esse processo ajuda a evitar a umidade e contribui para o aumento da eficiência dos utensílios cirúrgicos, lembrando que é preciso ser feita após serem lavados. Podem ser postos em uma secadora para instrumentos.

Inspeção 

A inspeção é feita para garantir se o processo de limpeza e as condições dos itens estão dentro dos padrões exigidos. No caso de alguma eventualidade, é necessário repetir o procedimento de lavagem, ou fazer a substituição do utensílio. 

Esterilização 

A esterilização é realizada para garantir a total eliminação de todos os meios de contaminação microbiana.   

Todos os gestores, tanto de clínicas, hospitais e consultórios devem estar atentos à limpeza desde os instrumentais como também dos estabelecimentos em geral. É necessário, ainda, que os demais equipamentos estejam funcionando corretamente, ou, se necessário, fazer a substituição por novos aparelhos mais modernos.

No caso das clínicas odontológicas, com equipamentos cirúrgicos e demais aparelhos para o exercício dos procedimentos do setor de odontologia, a i9 Equipamentos está sempre à disposição para fornecer informações mais precisas sobre a área, com dicas e conteúdos relacionados ao dia a dia nos consultórios.

A i9 Equipamentos é uma empresa que comercializa vários aparelhos e equipamentos para donos de clínicas, B2B, pessoas físicas e jurídicas, como o contra ângulo. A empresa atende a vários estabelecimentos, sendo muito forte em equipar completamente clínicas do zero.

Veja mais: Motor de Implante | Kit Acadêmico Odontológico | Localizador Apical