A organização de todo estabelecimento é de suma importância para que ele possa crescer, e nas clínicas odontológicas não é diferente, pois manter todos os processos das atividades do dia a dia organizados pode levar esse consultório não só a prosperar, mas também a atender a todos os pacientes com mais excelência. 

É evidente que o acúmulo de papéis pode prejudicar tanto o atendimento quanto a organização e o desenvolvimento das atividades. Sendo assim, é essencial que toda clínica seja organizada desde os documentos relacionados até os dados dos clientes e equipamentos utilizados para os procedimentos, pois a falta de controle poderá acarretar sérios problemas à saúde financeira da empresa.

A desorganização impede que qualquer negócio prospere e alcance o sucesso, por isso é primordial que os donos de clínicas odontológicas mantenham o ambiente físico do seu estabelecimento sempre bem organizado.

A organização transmite sensação de conforto e segurança aos pacientes, garantindo não somente o seu retorno, mas a conquista de novos clientes. Por essa razão, manter o consultório odontológico limpo e aconchegante ajudará a aumentar a fidelidade dos pacientes e avançar nos lucros. 

Como melhorar a organização de sua clínica:

Vai muito além de deixar tudo em seus devidos lugares. É compreensível que o dia a dia de um dentista não se resume a somente atendimentos clínicos.

Para garantir um bom atendimento aos seus pacientes, os profissionais estão sempre buscando se especializar em novas técnicas e capacitações. Por isso, acabam não tendo tempo para controlar os processos das atividades de seu negócio. No post de hoje, preparamos algumas dicas que podem contribuir para essa organização. Confira:

Organize a agenda

O controle da agenda dos dentistas de sua clínica deve ser feito por uma secretária que possa ser responsável por essa gestão, ou, se preferir, pode optar pela implantação de um software que irá ajudar na automatização de todos os dados e informações relacionados aos pacientes. 

Cadastro dos pacientes

Esse é outro fator muito importante que deve ser levado em consideração. Ao organizar todos os prontuários e fichas dos pacientes, todo o processo de atendimento se torna mais prático e rápido, dessa forma a credibilidade de sua clínica só tende a aumentar.

Usar estratégia digital

Ficar preso a papéis pode acarretar sérios problemas, como, por exemplo, na organização da clínica, com perda de documentos diversos, incluindo prontuários, o que gera um retrabalho. 

Entrar em contato com o paciente

Após agendar o atendimento ao paciente, o ideal é entrar sempre em contato com ele para lembrá-lo sobre a data e horário de sua consulta. Isso ajuda a reduzir os números de atrasos e faltas que acontecem por ocorrência de algum imprevisto de última hora.  

Para facilitar essa atividade, existem ferramentas online que ajudam nesse procedimento, enviando de forma automática o dia e a hora que serão atendidos. 

Separar um tempo para checar a organização

É importante separar um tempo para ver se a organização está seguindo dentro dos conformes, pois qualquer imprevisto pode acarretar grandes consequências, como atraso nas atividades cotidianas da clínica, perda de clientes, redução na produtividade, entre outras.  

Outro fator muito importante para o crescimento de uma clínica ou consultório odontológicos é o uso de bons equipamentos para a realização dos procedimentos que serão aplicados nos pacientes. 

Esses aparelhos devem estar em perfeitas condições e com a manutenção em dia, ou, no caso de qualquer irregularidade, o ideal é substitui-los por outros novos que permitam conforto e segurança aos pacientes. 

A i9 Equipamentos é uma empresa que comercializa diversos aparelhos e equipamentos, inclusive da Biotron, para donos de clínicas, B2B, pessoas físicas e jurídicas. A empresa atende desde novos estabelecimentos até os que já existem há anos, e conta com soluções que permitem aumentar a qualidade dos consultórios e clínicas de odontologia.

Veja mais: Motor de Implante | Kit Acadêmico Odontológico | Localizador Apical