A tecnologia cresce e se desenvolve diariamente, o que é benéfico para todas as áreas. É claro que ela não poderia ficar de fora da saúde, área que faz parte da vida do ser humano.

Entre tantas tendências, um destaque interessante fica por conta da Saúde 4.0, termo que pode ser novidade para você, mas cujo interesse e alcance têm muito a crescer nos próximos meses e anos. Vamos entender melhor do que se trata e quais são suas influências para a sua clínica odontológica, que certamente tem muito a ganhar com isso.

O que é Saúde 4.0?

É um termo que está diretamente relacionado ao conceito de Indústria 4.0, também conhecido como 4ª Revolução Industrial, que consiste na melhoria de tecnologias que já existiam, em especial no que tange à conectividade e à inteligência artificial.

O termo Indústria 4.0 é antigo e foi utilizado em uma iniciativa do governo alemão para que o país se consolidasse como referência em soluções de manufatura, embora sua aplicação na forma que a conhecemos hoje tenha se iniciado por volta de 2011.

Computação em nuvem, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things) são algumas das tecnologias diretamente envolvidas com a Indústria 4.0, as quais devem ditar o presente e o futuro no meio industrial.

Saúde 4.0, por sua vez, é um conceito que visa se aproveitar da tecnologia da mesma forma que ela impacta as indústrias, com a diferença de que sua realidade está na área da saúde, o que pode trazer melhorias em inúmeras vertentes.

Por exemplo, a conectividade é uma dessas tecnologias, o que pode fazer com que dispositivos e equipamentos médicos estejam conectados entre si, resultando, assim, em um atendimento de maior qualidade ao cliente.

A Internet das Coisas é outro conceito que pode ser aplicado, como através do uso de dispositivos “vestíveis” (os chamados wearables) para o monitoramento das condições de saúde do paciente.

Como isso se aplica à área da odontologia?

Aplica-se à odontologia por meio da utilização de tecnologias que estejam relacionadas à área, seja através de sistemas, equipamentos ou procedimentos.

Os sistemas de gestão para clínicas empresariais podem ser vistos como uma iniciativa da Saúde 4.0, já que proporciona um elo mais direto e prático entre o paciente e os profissionais da odontologia, como através de lembretes de consultas e exames.

Graças à coleta de dados que se faz possível com o Big Data, outro conceito que está em alta, é possível prever eventuais condições de saúde que o paciente pode apresentar mediante as informações que tenham sido coletadas ou fornecidas por ele em seu último atendimento odontológico, de modo a proteger ainda mais sua saúde.

Mesmo que o termo tenha nascido há muitos anos, o conceito de Indústria 4.0 (e também de Saúde 4.0) está crescendo e ainda possui um potencial absurdo, o que deve revolucionar a comunidade médica e também a vida dos pacientes de maneiras positivas.

A i9 Equipamentos visa oferecer o que há de melhor na área da odontologia aos seus clientes, como contra ângulo, fotopolimerizador, ultrassom, laser e vários outros aparelhos, todos de máxima qualidade e com condições de pagamento que cabem no orçamento de consultórios novos ou já existentes. Melhore ainda mais a excelência do seu negócio com equipamentos de alta qualidade!