O planejamento estratégico é uma etapa essencial para qualquer consultório odontológico, já que consiste na definição das estratégias que serão adotadas pela empresa e projeta seu futuro, de modo a guiar os passos a serem seguidos e permitir que a ela possa caminhar com rumos e procedimentos bem definidos.

Contudo, o documento não deve ser abandonado depois de sua elaboração. É importante revisá-lo de tempos em tempos para ver se algo precisa ser modificado objetivando a melhora dos processos do consultório.

Vamos entender melhor o motivo pelo qual essas revisões devem fazer parte do planejamento de médio e longo prazo da empresa e o que ela tem a ganhar com isso.

Por que o planejamento estratégico precisa ser revisado?

Porque o mundo muda muito rapidamente, o que faz com que o documento possa se tornar desatualizado ou até mesmo obsoleto dentro de um período de tempo menor do que se possa imaginar.

Alguns dos pontos que endossam tal necessidade são os seguintes:

Maior experiência dos envolvidos

No momento em que o planejamento foi desenvolvido, a empresa provavelmente estava em seu início, etapa em que os diretores, gestores e/ou colaboradores nem sempre tinham toda a experiência necessária para a elaboração ideal, o que é perfeitamente normal.

Com o passar do tempo, eles se transformam em profissionais mais aptos a um melhor desenvolvimento das respectivas atividades, o que significa que sua atuação pode ser otimizada e, assim, resultar em um planejamento definido com mais assertividade.

Ao ter profissionais mais capacitados envolvidos neste documento, a tendência é de que suas ideias e conhecimentos sejam aplicados com maior eficiência e, assim, ajudem consideravelmente o negócio.

Mudanças de mercado

O mercado muda muito rapidamente, seja pelos interesses dos clientes, pelas tecnologias disponíveis, pelas médias de preço dos serviços e por aí vai. Todos esses aspectos têm impacto direto no planejamento.

O processo é similar ao que acontece com as leis. De tempos em tempos, algumas delas precisam ser revistas e atualizadas para que estejam de acordo com a sociedade atual, cujo comportamento é diferente do que era quando foi desenvolvida.

Essa velocidade presente no mercado faz com que as atualizações sejam essenciais para que o planejamento ainda se mantenha válido e possa proporcionar bons resultados.

Crescimento da empresa

Quando o consultório é estabelecido, o objetivo é de que ele possa crescer no mercado e, assim, atender a cada vez mais clientes com alta qualidade, de modo a se tornar referência na área.

Isso quer dizer que o porte da empresa pode ser diferente hoje do que era no momento de sua criação, o que significa que o planejamento precisa ser modificado nesse sentido para que se mantenha válido e eficiente. Ao adaptá-lo para as condições atuais e reais da companhia, as estratégias poderão ser planejadas com maior eficiência, o que resulta em melhores resultados em potencial.

Veja também como reduzir os custos da clínica

Revise o planejamento de seu consultório!

Seja a cada 6 meses, 1 ano ou no período de tempo que preferir, é de suma importância separar um tempo para analisar o planejamento estratégico de perto e ver o que precisa ser alterado de modo a maximizar sua eficiência.

A i9 Equipamentos pode ajudar na aquisição de novos aparelhos e produtos para o consultório, como contra ângulo, laser, motores, sensores e afins, todos de excelente qualidade e viáveis para consultórios novos ou existentes. A empresa também traz conteúdos fundamentais para ajudar na gestão do negócio de seus clientes e, assim, melhorar seus resultados.

Veja mais: Fotopolimerizador VALO | Kit acadêmico Odontológico | Motor de Implante