Grande parte da população sofre de ansiedade, fobia ou medo de ir ao dentista. Esse medo acaba afetando diretamente a saúde bucal, deixando essas pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento de cáries dentárias e perda de dentes. De acordo com algumas pesquisas, a parcela da população que tem medo de ir ao dentista costuma não fazer profilaxia e não possui uma boa relação com o tratamento odontológico.

Essa fobia faz com que muitas pessoas passem dias com dores até realmente procurar um dentista. Isso também impede que a informação chegue até elas, resultando na falta de orientação sobre sedação dentária para os adultos e métodos que inibem a dor do tratamento.

Majoritariamente, o medo começa a se desenvolver na infância e, se não for cuidado de forma eficaz, pode acabar se transformando em uma fobia que atrapalhará qualquer tratamento odontológico, proporcionando muita ansiedade e desconforto nas pessoas que sofrem com esse mal. Por esse motivo, é importante estar atento ao medo que as crianças sentem de ir ao dentista, além de buscar técnicas que possam aliviar o receio.

Diminuir o medo de ir ao dentista das crianças 

Quando a criança já tem medo, é importante saber a origem e a causa desse medo: se foi por causa de uma experiência anterior ou se é só medo pelo desconhecido.

É necessário criar um vínculo e passar confiança para os pequenos, por isso, separamos algumas dicas e técnicas de tratamento infantil para que você possa aplicar no seu consultório. Aplicando essas dicas, possivelmente a fobia será evitada, resultando em um tratamento adequado e agradável para a criança. Confira essas dicas:

Explique o que será feito

O dentista precisa explicar para a criança o que será feito, sempre mostrando os instrumentos e imitando ações que serão necessárias no procedimento. Procure usar palavras que a criança entenda, aliviando, assim, o medo. Isso tudo precisa ser feito de forma breve. Sempre fale a verdade, criando um laço de confiança, e elogie posteriormente o comportamento da criança durante o procedimento. Dessa forma, seu bom comportamento é ressaltado.

Procure meios de distração

 A distração é uma boa técnica para tirar a atenção da criança dos desconfortos que o procedimento pode causar. Atrair a sua atenção estimulando sua imaginação é uma forma de diminuir o medo de que algo desagradável aconteça.

Planeje o tratamento

Planejar o tratamento é importante para que sempre se inicie com os procedimentos mais simples. Um exemplo é programar as primeiras consultas para se fazer uma avaliação clínica, orientações sobre a dieta e higienização, e procedimentos não curativos. Começando assim, a criança passa a se familiarizar melhor com o dentista, facilitando os tratamentos futuros.

Controle de voz 

O dentista também precisa ter domínio de boas ferramentas psicológicas, como o controle da voz. Essa técnica está ligada à modulação do tom, volume e ritmo da voz, influenciando a criança, direcionando seu comportamento.

Ambiente adequado

 O público infantil é bastante visual, portanto, se preocupar com o visual do consultório para atender os pequenos também é importante, assim como ter equipamentos de qualidade. Isso os deixa mais confortáveis, e o fator de distração também é trabalhado.

Saiba melhor como preparar o ambiente de sua clínica para o público infantil

Tenha os equipamentos certos na sua clínica

A qualidade dos equipamentos dispostos em sua clínica diz muito sobre qual tipo de profissional atua naquele estabelecimento e se o consultório é de confiança. Ao lidar com o público infantil, é necessário  se atualizar com o que há de mais moderno no mercado, visando entregar um tratamento mais prático e sem a presença de dores ou incômodos que possam deixar as crianças desconfortáveis com o momento.

A i9 Equipamentos pode auxiliar nesse processo. Trata-se de uma empresa especializada em equipamentos e aparelhagem necessários para a área odontológica, como o Briotron, além de cadeiras odontológicas e tudo para seu ambiente clínico. Ao mesmo tempo, busca compartilhar conteúdos sobre o dia a dia dentro de um consultório e, assim, ajudar em dúvidas que possam surgir. Acesse o blog e fique por dentro de mais matérias que poderão ajudar sua clínica.

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