O avanço da tecnologia é imparável, e seus impactos podem ser sentidos em todas as áreas. A criação da internet, com sua posterior popularização, é uma das inovações que mais mudaram o mundo de alguns anos para cá.

Com isso, o agendamento de consultas, exames e procedimentos por meio da internet desponta como uma realidade possível, mas será que vale a pena? Quais são os potenciais benefícios? Existe algum fator complicador?

Se você não sabe como responder a essas perguntas, então veio ao lugar certo! Vamos entender mais sobre a questão para saber se a alternativa vale a pena para a sua clínica ou consultório ou não.

Meu estabelecimento precisa oferecer agendamento online?

Não existe nenhuma obrigatoriedade neste sentido, mas caso ele queira mostrar aos clientes que se preocupa com suas necessidades e exigências, a adoção dessa nova modalidade pode ser benéfica.

Hoje em dia, a internet pode ser utilizada para praticamente tudo, como para ler notícias, fazer compras, pagar contas, jogar e conversar com os amigos e a família, e não poderia ser diferente com o agendamento de consultas e exames.

Alguns pontos que pesam positivamente nesse sentido:

 

Praticidade para os clientes

Nem sempre é possível fazer uma ligação para o estabelecimento para agendar alguma consulta ou procedimento. Pode ser que os clientes não tenham créditos, que a linha esteja ocupada ou simplesmente que não haja oportunidades na correria do dia a dia.

Ao disponibilizar o agendamento pela internet, a tarefa pode ser realizada de maneira muito mais simples por seus clientes. Com apenas alguns cliques ou toques na tela do celular, em questão de segundos, a consulta estará marcada e a satisfação de quem opta pelo serviço é enormemente aumentada.

Praticidade para o estabelecimento

O consultório ou clínica também se beneficia, já que o atendimento telefônico não é a opção mais prática, tanto pela demora, quanto pela possibilidade de a linha estar ocupada e, com isso, resultar na perda de clientes.

Ao oferecer o agendamento online, é possível responder às mensagens em momentos mais tranquilos, sem congestionamento ou tempo de espera longo por parte da clientela. Porém, é importante ressaltar que a agilidade também é importante.

Economia

Não é necessário fazer um grande investimento para conseguir oferecer o agendamento online. Isso pode ser feito através de várias alternativas gratuitas, como formulários do Google ou mensagens nas redes sociais ou WhatsApp, por exemplo.

Existem opções mais práticas e eficazes, mas essas podem ser boas alternativas para quem não tem muito dinheiro ou quer entender melhor como o processo funciona antes de efetivamente investir recursos financeiros em sua implementação.

Adaptação às novas tecnologias

Por fim, um ponto que também merece destaque é o fato de que uma clínica ou consultório que investe no agendamento online se mostra preocupada com as tecnologias que fazem sucesso na atualidade. Isso reflete, para grande parte dos clientes, que haverá os mesmos cuidados para as técnicas, procedimentos e equipamentos utilizados.

Logo, esse pode ser um cartão de visitas que faz toda a diferença para que os clientes escolham aquele local para que possam cuidar de sua saúde bucal.

Agendamento online: uma escolha importante

Esse será um diferencial considerável em relação à concorrência, podendo também fazer com que o seu estabelecimento ofereça opções que vão diretamente ao encontro das necessidades dos clientes. Assim, a estratégia de disponibilizar novos recursos para marcação de consultas tende a trazer bons resultados.

Se você precisa adquirir novos equipamentos, seja para um consultório ou clínica, novo ou já existente, como Biotron, motor de implante, laser, compressor ou outros itens, conte com a i9 Equipamentos. Empresa experiente na área, oferece o que há de melhor aos estabelecimentos do segmento, além de compartilhar conteúdos relevantes para tais profissionais.

Veja mais: Raio X OdontologiaLaser OdontológicoMaterial Odontológico