Trabalhar com a área da saúde não é fácil e para ser um profissional excelente é preciso estar sempre estudando e se dedicando para aprender com novos conteúdos.

Principalmente para quem é recém-formado ou para aqueles que já se formaram há muito tempo, é ainda mais importante estar ciente de que é necessário se dedicar ainda mais aos estudos. Para isso existem bases de dados que são plataformas excelentes voltadas para profissionais que desejam se aprimorar e conhecer novidades e outros conteúdos da área da saúde.

Certamente, você sabe sobre a importância de utilizar sites, plataformas e livros que sejam totalmente confiáveis e que tenham informações relevantes, pois isso irá garantir que o seu aprendizado seja totalmente seguro.

Algumas bases de dados para você utilizar

 Sabendo sobre a importância da veracidade das informações dadas em lugares onde você estuda, é preciso procurar por aqueles que são totalmente confiáveis.  Essas bases são recursos que estão disponíveis 24 horas por dia e podem ser acessadas quando você desejar, contanto que tenha conexão com a internet.

Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE)

 A sigla MEDLINE significa o próprio nome da base de dados: Literature Analysis and Retrieval System Online; traduzido pra o português como Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica. Nessa base, é possível encontrar todo o acervo da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, a própria US National Library of Medicine’s – NLM.

Nesta plataforma estão disponíveis 11 milhões de textos que foram produzidos por profissionais dos Estados Unidos da América e de outros 70 países. Esses textos contam com estudos para áreas de medicina, biomedicina, fisioterapia e muitos outros.

Portal de periódicos da CAPES

 CAPES é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão do Governo federal que é vinculado com o Ministério da Educação que foi feito pensando nos cursos de doutorado e mestrado de todo o país. Na biblioteca do portal “Periódicos da CAPES”, é possível encontrar mais de 30 mil títulos de produções científicas internacionais que teve destaque em jornais e revistas de vários setores da saúde.

Scientific Electronic Library Online

 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) junto com o BIREME, fez um projeto de pesquisa que a partir dele nasceu, então, o Scientific Electronic Library Online (SciELO). Nessa base de dados, é possível encontrar uma grande coleção de periódicos acadêmicos que foram produzidos no Brasil por profissionais de diversas áreas da saúde: médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e outros.

Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde

Essa é a biblioteca virtual conhecida do Centro Latino-Americano e do Caribe. Possuindo conteúdos voltados para a saúde de modo geral, é uma biblioteca conhecida como BIREME.

Todo o conteúdo que é encontrado na LILACS é formado de forma colaborativa por meio da plataforma do BIREME, e nela é possível encontrar literatura acadêmica da área da saúde. Além disso, é possível encontrar pesquisas que foram feitas por pesquisadores latinos-americanos no ano de 1982.

Bases para estudantes

Essas bases de dados são excelentes plataformas que devem ser utilizadas por estudantes de todas as áreas da medicina, sem exceções.  Se você está cursando a faculdade de Odontologia e precisa de kit acadêmico odontológico, entre no site da I9 equipamentos e veja todos que estão disponíveis para você.

Além disso, a empresa conta com os melhores equipamentos para você montar sua clínica desde o início.