Procedimentos dentários como a colocação de implantes são muito importantes, não apenas para recuperar a parte funcional, mas também a estética, que pode ter implicações muito sérias, desde descontentamentos, até mesmo, depressão e demais problemas emocionais.

Por mais que o profissional tenha um consultório completo, não é apenas o momento do procedimento que é importante, mas sim o que vem depois dele, conhecido como período pós-operatório. O acompanhamento por parte do dentista é fundamental nessa etapa, bem como o uso dos aparelhos adequados, o que pode fazer com que o procedimento apresente resultados satisfatórios que superem todas as expectativas do paciente.

Como é o período pós-operatório?

Antes de fazer uma cirurgia, seja ela odontológica ou não, o médico deve passar uma série de orientações ao paciente como: não fumar, manter uma alimentação mais regrada e evitar o uso de determinados medicamentos.

A esse período, é dado o nome de pré-operatório, justamente porque antecede a realização de uma operação. Ele também é fundamental para que tudo corra da melhor maneira possível durante o procedimento.

Depois de realizada a cirurgia, chega a hora do período pós-operatório, que é aquele posterior à operação. Ele costuma durar alguns dias e precisa ser seguido à risca, de modo a não prejudicar a recuperação do paciente. Os cuidados com a alimentação não dependem apenas do consultório, mas sim das decisões que o paciente tomará durante esse período. É imprescindível que ele se alimente apenas com líquidos ou alimentos pastosos nas primeiras 48 horas, em temperatura fria ou gelada, para não prejudicar a cicatrização.

A higienização bucal também apresenta uma importância muito grande, de modo a evitar infecções e demais problemas bucais. Para isso, o paciente deve fazer um enxágue suave com enxaguante bucal depois de 72 horas. É essencial que ele não faça muitos esforços físicos, não faça uso de cigarros ou se exponha à ação dos raios solares por um período determinado pelo dentista. Nas primeiras 48 horas do procedimento, também, recomenda-se aplicar gelo no local da cirurgia, além de dormir com um travesseiro mais alto do que o corpo, para ajudar ainda a circulação.

Importância dos aparelhos no pós-operatório

Para verificar se o paciente realmente cumpriu com todas as recomendações e se o procedimento está em perfeita recuperação, é obrigatório voltar ao consultório, que conta com todos os equipamentos para a realização dos exames necessários. O acompanhamento por parte do dentista, em conjunto com o uso dos equipamentos adequados, é determinante para entender como o paciente está e garantir que todo o processo apresente os resultados esperados. Além de uma análise visual por parte do dentista, pode ser necessário realizar exames clínicos e de imagem, além do uso de medicamentos para uma recuperação mais tranquila, se for necessário.

Tudo isso apenas deixa mais evidente que ter um consultório completo não apenas é recomendável, mas sim obrigatório, já que, assim, será possível prestar um atendimento mais abrangente e completo aos pacientes, o que por sua vez torna a clínica muito mais confiável e profissional.

Veja também como aperfeiçoar a rotina de um consultório

A i9 Equipamentos é a empresa perfeita para quem procura adquirir um consultório odontológico completo. Ao ter todos os equipamentos odontológicos necessários será possível realizar um atendimento eficiente, completo, prático e responsável aos seus pacientes.

Veja mais: Destiladora | Lavadora Ultrassônica | Motor de Endo